quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

QUENTE, MORNO E FRIO


Quem nunca esteve em um desses estados? Todo cristão que se converte passa por esses estágios na vida espiritual, independentemente da classe, dos anos de igreja ou do cargo que ocupa. Todos um dia se sentem fracos fortes e nem lá nem cá.

A ideia central deste post não está em julgar como ruim apenas uma, mas duas dessas situações. Entendemos por cada uma delas o seguinte:

QUENTE: Geralmente quando a pessoa chega na igreja com toda força e vigor, nada a impede, nada abala, ora de madrugada, jejua, lê a Bíblia, evangeliza, limpa o templo e etc. É o que chamamos de primeiro amor, já mencionado no post anterior. A pessoa quente está queimando pelo Espírito Santo, tudo o que ela mais deseja é Deus, e pra isso ela abandona tudo até mesmo seu maior pecado.

MORNO: Está entre Cristo e suas vontades. É quando não há mais tanto interesse em fazer a vontade de Deus. Faz por fazer, sem vontade, sem nenhuma responsabilidade ou compromisso, e por isso se sente obrigado a fazer certas coisas da obra. O estado morno é tão perigoso que Jesus o condena e sente nojo, não da pessoa, mas do modo que ela se encontra.  Em Apocalipse 3:15-16 Jesus diz: “Conheço as tuas obras, que nem é frio nem quente, quem dera fosses frio ou quente, mas és morno e por ser morno estou a ponto de vomitar-te.”  Quer saber por quê? Pegue um pouco de água e amorne a água depois beba, verás que teu estômago rejeitará e sentirás vontade de vomitar. Assim sente Jesus, Ele não suporta o ato da pessoa que não se decide. Ou és frio ou quente, não meio não podes ficar.

FRIO: Não há prazer, vontade, nada mais agrada. Deus não é mais o primeiro, cai de novo em tentação do pecado e o Senhor Jesus deixa de ser Deus na vida da pessoa. O frio só ele mesmo pode mudar, nada mais podem fazer os outros. O Pai o ama, mas não pode mandar no coração de quem está gelado.

SOLUÇÃO: Reconhecer que está morno ou frio,dizer pra Deus que não tem mais vontade de servi-LO. Contar toda a verdade, do fundo do seu coração e Ele atenderá. A raiz dos nossos problemas não está nos pecados, mas o que leva ao pecado, que é o esfriamento. Pegue água de uma garrafa da geladeira,  ponha no fogo e deixe ferver. Perceba que pra água ficar bem quente totalmente fervida, teve que passar pelo fogo, assim somos nós. Quando estamos frios devemos esquentar a água que é o nosso coração, nos desligando da geladeira (TV, internet, más companhias, orgulho etc.) e ferver nosso ser com a presença de Deus.

NÃO SEJAMOS FRIOS OU MORNOS, MAS QUENTES, QUEIMANDO DE AMOR POR CRISTO SEMPRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário